21 de jan. de 2015

Discografia Comentada : Nevermore (1994-2011) - Parte 3


Este é o capitulo final da discografia comentada do Nevermore, estamos em 2005, um ano grandioso para a banda que experimentou o sucesso em maior escala, lançando um grande disco, fazendo muitos shows ao redor do globo e fechando o ciclo com um DVD ao vivo. 


Tudo isso seria perfeito se as crescentes tensões não corroessem o ambiente interno da banda.

This Godless Endeavor (2005)






 O Nevermore não poupou esforço para  apagar o mal entendido e as controvérsias de Enemies Of Reality, e entrou em estúdio como um quinteto, Steve Smith assumiu a segunda guitarra e contribuiu ativamente com o processo de composição, Andy Sneap assumiu a produção desde o inicio e Jeff Loomis e Warrel Dane lideraram a banda rumo ao seu disco mais ambicioso.
Warrel Dane, Jim Sheppard, Steve Smith, Van Williams e Jeff Loomis

A fusão de Metal Progressivo, Gothic Rock e Thrash Metal alcançou níveis espetaculares no  sexto disco de estúdio dos caras, promovendo uma sonoridade sombria, complexa e fascinante, a inspiração é notória e o resultado é excelente.

Born chega demolindo tudo com sua base Thrash e seu refrão melodioso, um hit imediato, as guitarras de Loomis e Smith estão a todo vapor, a complexidade dos arranjos é notado até mesmo em músicas mais diretas como nas empolgantes e diretas Final Product, um show de Jim Shepard e Van Williams  e My Acid Words que conta com Warrel Dane inspirado.

A produção é impecável e eleva o nível das demais composições, ainda podemos destacar a intrincada e até certo ponto estranha Medicated Nation, e a emocional Sell My Heart To Stones que remetem ao Nevermore mais experimental dos três primeiros trabalhos.

A faixa título é uma viagem épica, mostrando o potencial máximo dos caras em seus 9 minutos, as harmonias vocais de Dane casam perfeitamente com as guitarras de Loomis e Smith que por sua vez possuem o suporte de Shepard e Williams que não só aqui, mas em todo o álbum não deixam pedra sobre pedra.

This Godless Endeavor é impecável, um registro obrigatório para qualquer fã de Heavy Metal



Born




Track List


  1. Born
  2. Final Product
  3. My Acid Words
  4. Bittersweet Feast 
  5. Sentient 6
  6. Medicated Nation
  7. The Holocaust of Thought
  8. Sell My Heart For Stones
  9. The Psalm Of Lydia
  10. A Future Uncertain
  11. This Godless Endeavor
A Banda

Warrel Dane (Vocais)
Jeff Loomis (Guitarra)
Jim Sheppard (Baixo)
Steve Smith Guitarra)
Van Williams (Bateria)


The Year Of The  Voyager  (2008) 





Aproveitando o bom momento vivido desde 2000, e as turnês que com grandes nomes do Heavy Metal americano como Megadeth e Symphony X, o Nevermore lança a compilação The Year Of The Voyager, com shows de 2006 e muito material bônus. Um grande presente aos fãs, toda a track list e detalhes podem ser visto aqui




The Politics Of Ecstasy 





My Acid Words





The Obsidian Conspiracy e o hiato (2010)





O Nevermore estava consolidado no mercado europeu e conquistando espaço no mercado norte americano e sul-americano , com as longas turnês e muitos shows as tensões se amplificaram e segundo entrevista recente de Warrell Dane, o álcool corroeu as estruturas da banda que se via em constantes conflitos, alternando bons e maus momentos desde 2003.

Porém, mesmo em um clima instável lançaram The Obsidian Conspiracy, que infelizmente não alcança os melhores trabalhos da banda, se assemelha bastante a Enemies Of Reality sendo mais cru e direto.

Ainda que bons momentos como a envolvente e intrincada Your Poison Throne, a melodiosa Without Morals e a Thrash e Progressiva The Obsidian Conspiracy mostrem um Nevermore criativo e forte, é inegável que o até então último registro da banda é pouco inspirado.

Talvez o clima pesado e os já constantes rumores do fim da banda contribuíram para um registro correto mas esvaziado de inspiração e espirito coletivo.

Track List


  1. The Termination Proclamation
  2. Your Poison Throne
  3. Moonrise (Through The Mirrors Of Death)
  4. And The Maiden Spoke
  5. Empitness Unobstructed 
  6. The Blue Marbel And The New Soul
  7. Without Morals
  8. The Day You Built The Wall
  9. She Comes In Colors
  10. The Obsidian Conspiracy

A banda 

Warrel Dane (Vocais)
Jeff Loomis (Guitarra)
Jim Sheppard (Baixo)
Van Williams (Bateria)


Após a tour de divulgação o Nevermore ruiu e entrou em um hiato em 2011, Warrel Dane e Jim Shepard voltaram ao Sanctuary, e lançaram o ótimo The Year Sun Died (2014)

Jeff Loomis lançou discos solos e recentemente está no Arch Enemy, Van Williams se juntou a Matthew Barlow (vocal, ex- Iced Earth) e Fredy Vidales (Guitarra e ex-baixista do Iced Erath)  e lançou um projeto chamado Ashes Of Are em 2012.

Oficialmente a banda não acabou, mas ao que tudo indica não retornará tão cedo, o legado deixado é muito rico e com certeza os fãs aguardam um retorno inspirado, enquanto isso não acontece (e se vai acontecer) vamos ouvindo os clássicos e os atuais projetos dos membros da banda.

A saga do Nevermore termina aqui, e aguardem as próximas discografias comentadas no Its Electric.

Ouça no Spotify 






Nenhum comentário: