7 de ago. de 2014

Mastodon - Once More 'Round The Sun




Nota: 9,5

Quando os primeiros acordes de Tready Lightly surgem já notamos que o Mastodon não estava para brincadeiras, o peso e a intensidade acompanhados da complexidade dos arranjos mostram para o mundo que o quarteto americano está mais forte do que nunca.

Sim, caro leitor, estamos diante de uma das melhores bandas de Heavy Metal da atualidade, outrora o som pesado e pouco acessível (mas não menos genial) foi ganhando em melodias e refrães marcantes,  o disco anterior The Hunter abriu a estrada para um Mastodon mais direto, e Once More 'Round The Sun acelerou nesse caminho, The Motherload é a música símbolo dessa nova fase, e que música! Um dos sons mais legais de 2014, clássico instantâneo.

Falar da habilidade de Brent Hinds e Bill Kelliher nas guitarras é um prazer para quem gosta de som pesado, dupla entrosado que dispara riffs como metralhadoras e acertam nos solos e harmônias, High Road mostra isso com clareza, riffs sabbathicos, grooves pesadíssimos de Troy Sanders no baixo, ele também faz bem o trabalho vocal, com assinatura própria.

Muitos podem falar que o Mastodon suavizou demais sua sonoridade, de fato, o já clássico Leviathan é um disco bem mais pesado, a faixa título coloca essas diferenças em primeiro plano, apesar de pesada tem nas melodias marcantes seu forte, e convenhamos o que o baterista Brann Dailor toca é impressionante, viradas precisas e andamentos variados tudo com pegada e técnica.

Chimes At Midnight é intensa com uma letra cheia de simbolismos, típico dos caras, os vocais nervosos de Sanders e Hinds combinam bem, e o instrumental afiadíssimo dá conta do recado. Asleep In The Deep aprofunda viagem dos tempos do progressivo Crack The Skye, andamentos quebrados e um arranjo vocal perfeito Hinds, Sanders e Dailor contrapõe as vozes com perfeição.

Sem se acomodar o Mastodon procurou colocar um grande material no mercado, tanto que chegamos a metade do disco rapidamente e a trinca Feast Your Eyes, Aunt Lysa e Ember City mantém o ritmo, três faixas recheadas de arranjos complexos, grandes músicos fazendo grandes músicas.

Halloween começa com uma guitarra tímida seguida pelo baixo alucinante de Troy Sanders, Brann Dailor desponta com sua bateria sempre complexa mas funcional, toca demais, Dailor e Sanders formam uma dupla de gigantes no ritmo.

Fechando esse grande registro temos a atmosférica Diamonds In The Witch House, arrastada e caprichada nos efeitos de voz demonstrando que o Mastodon é pretensioso e compõe para isso, conseguem soar grandiosos sem ser chato e enfadonho.

Grande disco, empolgante e surpreendente, dê uma folga aos dinossauros do Metal e ouça a nova safra, o Mastodon é o  maior representante dos novos e bons tempos do estilo.

Compre sem pensar!



High Road


The Motherload



Once More 'Round The Sun (2014)

  1. Tready Lightly
  2. The Motherload
  3. High Road
  4. Once More 'Round The Sun
  5. Chimes At Midnight
  6. Asleep In The Deep
  7. Feast Your Eyes
  8. Aunt Lysa
  9. Ember City
  10. Halloween
  11. Diamonds In The Witch House

A Banda

Troy Sanders (Baixo,Vocais e Teclados)
Brent Hinds (Guitarra e Vocais)
Bill Kelliher (Guitarra e Vocais)
Bran Dailor (Bateria e Vocais)


Nenhum comentário: