19 de jul. de 2014

California Breed - California Breed





Nota: 9,00

Das cinzas do Black Country Communion, banda formada por Glenn Hughes, Joe Bonamassa, Derek Sherenian e Jason Bonham, surge o power trio California Breed, Hughes no baixo e vocais, Bonham na bateria  e o novato Andrew Watt nas guitarras mostram serviço em sua estréia.

A sonoridade do California Breed é sensivelmente diferente do BCC e sua veia Zeppeliana, aqui temos um hard rock mais direto e cru com toques de soul music e pegada mais funkeada, nem melhor nem pior, simplesmente outra proposta.

A produção assinada por Dave Cobb e Mark Petaccia (Rival Sons) colabora com o jeitão mais despojado e barulhento do trio, Glenn Hughes continua com a voz afiada e mandando seus grooves no baixo, Jason Bonham aparece mais solto , mostrando a pegada que está em seu DNA espancando as peles de sua bateria, Andrew Watt é uma jovem revelação das guitarras, com um estilo puxado para Jimmy Hendrix é um dos destaques, com riffs e harmonias poderosas e solos com uma veia bluseira.

O mais legal do California Breed é a capacidade de soar atual mesmo com uma proposta de Hard Rock setentista em seus timbres, a pesada The Way abre o debut com um grande pé na porta, riff pesado de guitarra com grooves do baixo e bateria ditando o ritmo. Música forte e contagiante.

Melodiosa e grudenta, Sweet Tea foi o primeiro single que saiu antes do lançamento, refrão caprichado e guitarras alucinadas de Watt, toca muito e sabe se destacar sem ofuscar as melodias e o conjunto. 

Aliás Hughes, Bonham e Watt se entenderam bem, alternando como destaques nas músicas,Chemical Rain evoca ecos do BCC com a pegada mais épica e as grandes melodias vocais mostrando o que o mundo já sabe, Hughes é um ícone do rock, Midnight Oil explode nos alto falantes com um grande riff e uma levada de bateria cavalar de Jason Bonham, a melhor faixa do registro, Hard Rock puro e envolvente.

A cada faixa notamos que grandes discos de rock como este não precisam ser demasiadamente pretensiosos e All Falls Down prova isso, uma balada com influências de Soul, um grande arranjo das guitarras combinado com um refrão fácil sem cair na monotonia, outro grande destaque do disco. The Grey mostra a vocação "garageira" da produção, guitarras cuidadosamente espalhadas na mixagem, bateria seca e direta e vocais ríspidos, sonzeira poderosa.

A arrastada Days They Come continua com a proposta despojada, simples e eficiente, Spit You Out traz a tona o Glam Rock de nomes como Sweet, com melodias mais festeiras e letras bem ácidas, Hughes e Watt trabalham bem no baixo e na guitarra por aqui.

O disco flui bem e rapidamente chega na parte final embalado pela mistura de guitarras elétricas e acústicas de Strong, a distorcida Invisible poderia estar em qualquer disco do BCC, assim como a funkeada Scars caberia em um disco do Deep Purple da Mark IV, grande solo de Andrew Watt.

Breath fecha o track list regular de forma semi acústica intimista, destaque para a voz magnifica de Glenn Hughes,  o disco acaba mas deixa uma ótima porta aberta para um segundo registro que será muito bem vindo.

Se você gosta de rock, curte boas melodias e aprova uma produção mais direta e despojada esse é O disco. California Breed começou muito bem. 

*Recomendo a versão dupla, belíssimo digipack com DVD de bastidores das gravações. 



Sweet Tea




Midnight Oil



California Breed (2014)

  1. The Way
  2. Sweet Tea
  3. Chemical Rain
  4. Midnight Oil
  5. All Falls Down
  6. The Grey
  7. Days They Come
  8. Spit You Out
  9. Strong
  10. Invisible
  11. Scars
  12. Breathe
  13. Solo
A Banda

Glenn Hughes (Vocal e Baixo)
Andrew Watt (Guitarra e Backing Vocals)
Jason Bonham (Bateria)


Nenhum comentário: