23 de jan. de 2013

Newsted - Metal


Jason Newsted ficou mundialmente conhecido por integrar o Metallica em 1986 após a morte do baixista Cliff Burton, após sair do Metallica em 2001, devido a diferenças musicais e motivos de saúde, o baixista andou por vários projetos e bandas, dentre eles, os canadenses da banda Voi Vod, o projeto Echobrain, Ozzy Osbourne entre outros.

No fim de 2012, Jason Nestwed anunciou a formação de sua banda solo, Newsted, com o próprio no Baixo e Vocais,  recrutando o guitarrista Jessie Farnsworth e o baterista Jesus Mendez Jr., como um trio gravaram o primeiro EP intitulado Metal, pelo selo independente do próprio Jason, a Chophouse Records. 

Lançado em 2013 o EP Metal mostra um power trio afiado, com  influências claras Motorhead, Black Sabbath e Metallica,  ou seja, encontramos uma sonoridade que vai do Stoner Rock ao Thrash Metal. A proposta sonora do Newsted é simples e direta, um som pesado carregado nos grooves e refrães fortes, a produção é de primeira, guitarras bem timbradas, um som seco e pesado na bateria e o baixo preenchendo tudo, adicionando uma grande dose de peso.


O EP com 4 faixas, abre com a porrada Soldierhead, que tem um clipe de divulgação, um Thrash Metal clássico, com riffs cavalgados e baixo no talo junto com a bateria bem direta, com direito as paradinhas típicas do estilo. Os vocais de Newsted são rasgados e com bastante personalidade.


A seqüência vem com a cadenciada Godsnake, carregando a influência de Black Sabbath com riffs e solos soturnos e muito peso despejados pela cozinha. Em King of the Underdogs, temos uma introdução de baixo de Jason Newsted, lembrando alguns de seus momentos no Metallica, o andamento intrincado  juntamente com as trocas de ritmos chamam a atenção, outro petardo, e ao meu ver a melhor faixa do EP.


Skyscraper  começa com um riff digno de Tony Iommi, fácil, simples direto e bem eficiente, aqui a influência de Stoner Metal é clara, andamento arrastado, guitarras a frente e baixo e bateria caprichando no groove, apesar de não ser a faixa mais fraca do álbum, ela está bem posicionada, fechando o EP com contraste de abertura


Metal é um bom recomeço para Jason Newsted e sua turma, e espero que venha um álbum completo, que possa mostrar mais facetas desse projeto, que tem tudo para agradar os fãs de um som pesado e bem tocado.


Formação


Jason Newsted (Baixo e Vocal)

Jessie Farnsworth (Guitarra e Vocal)
Jesus Mendez Jr. (Bateria)

Track List


1 -  Soldierhead

2 -  Godsnake
3 - King Of The Underdogs
4 - Skyscraper

Confiram: Soldierhead

Nenhum comentário: