29 de nov. de 2008

Far Beyond Driven

Banda: Pantera
Album: Far Beyond Driven
Ano: 1994

Phill Anselmo (V)
Dimebag Derrel (G)
Rex Brown (B)
Vinne Paul (D)


O Pantera atravessava os anos 90 como uma das maiores bandas do Heavy Metal do mundo. Os álbuns Cowboys From Hell e Vulgar Display of Power foram sucessos multi platinados, elevando o estatus da banda, que entrava no hall das bandas grandes do estilo.
Far Beyond Driven, de 1994 vem com a difícil missão de manter o Pantera em alta, após o enorme sucesso e a evidente qualidade dos antecessores. E não é que eles lançaram um álbum fantástico?
A Avertura com a pancada Strength Beyond Strength, que já demonstra as características de Far Beyond Driven: Alterações bruscas de andamentos, partes mais cadenciadas e muita..Muita distorção.
Becoming, 5 minutes alone e I’m Broken são os hits do álbum. A primeira mostra o porquê o baterista Vinnie Paul é tão respeitado, numa levada de bumbos intrincada e contagiante acompanhada de riffs cortantes do saudoso Dimebag Darrel, cara você vai fazer falta !!!!
As duas seguintes mostram um som pesadíssimo, cadenciado, orientado para os vocais alucinados de Phil Anselmo, e para os riffs “Sabbathicos” de Darrel,. Clássicos do Heavy metal.
Hard Lines, Sunken Cheeks e Slaughtered evidenciam bem os andamentos mais complexos alternando cadência/velocidade,Use My Third Arm, quebra o esquema vem totalmente alucinante! . O restante do álbum segue o Stoner Metal.
O Cover de Planet Caravan evidencia ainda mais a influência do Black sabbath dentro da banda, e principalmente na Concepção sonora de Far Beyond Driven.
É nítida a impressão de que o Pantera não queria se repetir, e clonar os dois clássicos anteriores, partiram em busca de novos timbres e andamentos, o que deixou o álbum mais distante do Thrash veloz e mais próximo do Stoner. Os dois álbuns anteirores são obras primas, incomparáveis, entretanto a banda mostrou que ainda tinha muito a oferecer.
Músicos Fantásticos, Músicas excelentes Phill Anselmo (V), Rex (B), Dimebag Darrel (G) e Vinnie Paul (D) serão lembrados por terem participado de uma das melhores bandas do heavy metal mundial O Pantera!

Nenhum comentário: